• Rafaella Biagi

Mídia Kit: o grande aliado dos influenciadores digitais

Para um trabalho profissional acontecer entre marcas e influenciadores, seu nome surge: o tão amado e tão temido Mídia Kit. Desconhecido por alguns - especialmente empresáries que desejam fazer trabalhos com essa nova categoria de profissionais do mundo digital - ele é a ferramenta ideal para apresentar quem é aquele influencer e, principalmente, seus números. Mas como é esse material?




Geralmente o Midia Kit se assemelha a uma apresentação corporativa, com tudo que o outro lado precisa saber para criar conexão e segurança para firmar um trabalho, como os exemplos abaixo:


Quem você é, sua história e quanto tempo atua como influencer


Sua história importa, principalmente porque ela reflete valores e um estilo de vida desejado pelo público alcançado ou assunto de interesse. Seja breve, mas verdadeire.


Quais suas linhas editoriais


Assim como em uma revista, todo perfil de influência tem assuntos principais. Quais são eles e como são abordados? Por exemplo: casa e decoração, lifestyle praiano, viagens, gastronomia internacional, maternidade, entre outros. Isso ajudará a marca a entender se ela se encaixa nessas linhas e não tornar confuso para seu público.


Marcas com quem já trabalhou


Não apenas as marcas mas também quais foram as publicações feitas, com prints e métricas ou apenas fotos (no caso de comerciais, campanhas, eventos), ao menos as de destaque e que representam o que você pode fazer. Essa parte é fundamental para gerar provas sociais e demonstrar o quanto seu trabalho já é valorizado. Caso ainda não tenha realizado trabalhos do tipo, vale mencionar também e manter a honestidade quanto o potencial para que aconteçam parcerias.


Com quem você fala


Aqui começam a entrar os dados, especialmente relativos a Instagram, Youtube e blogs. A marca precisa saber se o influencer se comunica mais com homens ou mulheres, faixa etária, localização geográfica e outros dados que estiverem disponíveis.


Métricas - a parte mais interessante


Chegou a hora de mostrar o resultado da influência. Através de prints, essa parte mostra não apenas número de seguidores mas de fato como está o alcance, engajamento e até mesmo views em conteúdos como reels e vídeos. É de extrema importância que esta parte seja sempre atualizada, mensal ou trimestralmente.

Meios ou planos de parceria


É preciso ser claro sobre o tipo de parceria e contrato que é aceito e até mesmo caso tenha planos ou valores de investimento já estipulados.

Como saber se a parceria vale a pena?


Toda marca bem orientada ou experiente nesse sentido irá analisar os dados e informações apresentadas, assim como o perfil como um todo, e verificar se fazem sentido dentro do branding e posicionamento planejado.


Já para quem influencia, precisa analisar se aquela marca faz sentido para seu público e seus próprios valores pessoais e profissionais - crenças, filosofia de vida, linha de pensamento, entre outros. Além disso, considere o tempo de trabalho que será demandado e possíveis gastos adicionais que poderá ter (como transporte e outros).


DICA: sempre é válido contar com profissionais para sua assessoria, em ambas as pontas dessa parceria que tem tudo para ser um sucesso.


SERVIÇO: nós aqui na Trisko fazemos o design de Midia Kits para influenciadores e também a assessoria para as marcas que querem se conectar com influencers, fazendo a análise desses dados e intermediação do trabalho. Quer saber mais? Envie um e-mail para contato@trisko.com.br ;)